quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PLANO DE AULA DO PROJETO CÓDIGO DE ÉTICA



Roteiro de Aula sobre o Projeto: Ética do profissional de educação.


O projeto pode ser aplicado sob forma de aulas e também sob forma de palestra, sendo que sob forma de curso regular de formação de professores e ou de palestras quando uma instituição decidir pela implantação de um código de conduta para seus educadores, professores e docentes.

         

Roteiro educacional

Tema:
Ética do profissional de educação – Formação e elaboração de um código de conduta.
Carga Horária Total:
24 horas/aulas de 50 minutos, distribuídas em períodos de 04 horas de aulas, com intervalos de 20 minutos. Total 1200 minutos de teoria e prática na construção ou avaliação de um código de conduta.
Ambiente:
Sala de aula ou ambiente adequado para aula ou palestra com público alvo.
Desempenho esperado:
Interação entre o docente/palestrante com os alunos, permitindo que ao final do projeto os alunos dominem o tema ética e consiga visualizar os benefícios de um código de conduta.
Recursos para aula / Palestra.
Projetor de multimídia – computador – som.
Conteúdo
Procedimentos práticos
Carga horária
Preparação do ambiente
Realize a instalação do equipamento.
Verifique as apresentações – filmes e slides
Deixe o 1 slide projetado para recepção dos participantes -  formato de apresentação.
15 min.
Apresentação do facilitador
O Professor se apresenta dando Bom Dia e dizendo seu nome.
2 min
Apresentação dos Alunos ou participantes
Introdução – O professor cria um clima de cordialidade para que os alunos se apresentem brevemente sobre a sua pessoa e também se apresenta para os aprendizes.
20 min
Introdução ao Tema
Estabeleça com os alunos um contrato pedagógico, para desenvolvimento das aulas.  Inicie o tema e explique a importância da ética para a sociedade na atualidade.
10 min
Apresentação do filme
Apresente algum recurso audiovisual ou conte algo que leve os alunos a refletirem sobre o tema ética, código de ética.
10 min
Perspectivas
Explique e incentive os alunos a refletirem  sobre as perspectivas de melhorias com um código de conduta, com a fluência de relação éticas, não como uma imposição, mas como aderência, que permitirá transparência para a sociedade.
20 min
Papeis professor e aprendizes.
Comente o grupo a importância do envolvimento de  cada um no projeto. E cada um tem papeis a desempenhar, gerando  vantagens tanto para a educação, quanto para os professores. Conte o exemplo das abelhas, sensibilizando os alunos a ter este modelo para sucesso do projeto. Utilize os argumentos elaborados para o projeto, como exemplifica La Fontaine, Teoria das Janelas Quebradas,  o papel das aves necrófagas, o querer ser, sem visualizar o ônus da missão professor, a necessária preparação constante, a disposição para aprender sempre, para interagir com ao aprendiz, mesmo quando o simples parecer um absurdo. A necessidade de fundamentar os pontos de vistas, pensar complexamente, renovar as formas de pensar e de visualizar as barreiras que se apresentam.
40 min.
Vantagens

Comente as vantagens para cada um citando os benefícios para a sociedade.

10 min.
FEEDBACK para  Melhorias do projeto


Oportunize aos aprendizes participar do tema.
Pergunte ao grupo: Conseguiram visualizar/perceber as diferenças da situação atual e da situação proposta?
10 min.
Partindo da teoria para a prática
Trabalhe com os alunos os  princípios da independência, da imparcialidade, do conhecimento e capacitação, da cortesia, da transparência, do segredo profissional, da prudência, da diligência, da integridade profissional e pessoal, da dignidade, da honra e do decoro.

180 min.
Trabalho prático
Divida os alunos em grupo e solicite que cada grupo trabalhe um princípio.
25 min.
Apresentação do Grupo

Cada grupo deverá discorrer sobre os princípios na sociedade atual, podendo pesquisar a etimologia dos termos.

O objetivo é que os participantes dominem o que significa cada princípio.
240min.
Ação corretiva do professor
Após a exposição dos grupos o professor retoma a temática e aprofunda os conhecimentos sobre princípios. Promove um debate de convencimento ou renovação do princípio, introduzindo outra principio para construir código.
20 min.
Trabalho em grupo
Dividir os alunos em grupo e solicitar a construção de clausulas, abaixo de cada principio, anteriormente trabalho e cada grupo deve trabalhar uma clausula de disposições finais. Dê exemplos.

240 min.
Apresentação dos grupos

Os grupos apresentam as clausulas formuladas e respondem perguntas de outros grupos, definindo a redação final, sempre com intervenção do professor.
240 min.
Ação de verificação do professor
O professor avalia o trabalho dos grupos e promove um debate entre todos sobre o código construído.
20 min.
Resultados esperados
O professor após a construção do código pergunta aos alunos se ele irá aderir ao código que acabara de construir. Aguarda a resposta dos alunos, questiona os prós e contra na perspectiva do aluno. Observe se o aluno considera válido a formulação de um código de conduta ou não. Expõe aos alunos os resultados esperados, que é transparência e minimizar conflitos, a partir do código de condutas estabelecido, que delimita atuação dos educadores e registra para a sociedade o que esperar do profissional e permite um forma concreta de avaliação do profissional.
30 min.
Sistemática de verificação
O professor registra a favorabilidade ou não do tema e argumenta os benefícios se a desfavorabilidade for acentuada pelo não entendimento do aluno. Reforce a necessidade de fundamentar o ponto de vista.
20 min.
Reflexão
Enfoque que devemos aprender a desaprender para reaprendermos.

20 min.
Encerramento
Educai as crianças e não será preciso punir os homens.
( Pitágoras – cerca de 500 a.C ).

Leia a frase e conduza os alunos a refletirem sobre educar crianças ou levar adultos, não educados, ao cárcere?

Encerre o tema e agradeça a todos, desejando-lhes sucesso na propagação das condutas trabalhadas.

28 min.



Este documento faz parte do trabalho da disciplina Didática – Curso de Docência do Ensino Superior.
UNIP – 2014.

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