Roteiro de Aula sobre o
Projeto: Ética do profissional de educação.
O projeto pode ser
aplicado sob forma de aulas e também sob forma de palestra, sendo que sob forma
de curso regular de formação de professores e ou de palestras quando uma
instituição decidir pela implantação de um código de conduta para seus
educadores, professores e docentes.
Roteiro educacional
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Tema:
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Ética
do profissional de educação – Formação e elaboração de um código de conduta.
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Carga Horária Total:
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24
horas/aulas de 50 minutos, distribuídas em períodos de 04 horas de aulas, com
intervalos de 20 minutos. Total 1200 minutos de teoria e prática na
construção ou avaliação de um código de conduta.
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Ambiente:
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Sala
de aula ou ambiente adequado para aula ou palestra com público alvo.
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Desempenho
esperado:
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Interação entre o
docente/palestrante com os alunos, permitindo que ao final do projeto os
alunos dominem o tema ética e consiga visualizar os benefícios de um código
de conduta.
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Recursos para aula
/ Palestra.
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Projetor de
multimídia – computador – som.
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Conteúdo
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Procedimentos
práticos
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Carga horária
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Preparação
do ambiente
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Realize a instalação do equipamento.
Verifique as apresentações – filmes e
slides
Deixe o 1 slide projetado para recepção dos
participantes - formato de apresentação.
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15 min.
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Apresentação
do facilitador
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O Professor se
apresenta dando Bom Dia e dizendo seu nome.
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2 min
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Apresentação
dos Alunos ou participantes
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Introdução
– O professor cria um clima de cordialidade para que os alunos se apresentem
brevemente sobre a sua pessoa e também se apresenta para os aprendizes.
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20 min
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Introdução
ao Tema
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Estabeleça
com os alunos um contrato pedagógico, para desenvolvimento das aulas. Inicie o tema e explique a importância da
ética para a sociedade na atualidade.
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10 min
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Apresentação
do filme
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Apresente
algum recurso audiovisual ou conte algo que leve os alunos a refletirem sobre
o tema ética, código de ética.
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10 min
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Perspectivas
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Explique
e incentive os alunos a refletirem sobre as perspectivas de melhorias com um
código de conduta, com a fluência de relação éticas, não como uma imposição,
mas como aderência, que permitirá transparência para a sociedade.
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20 min
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Papeis
professor e aprendizes.
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Comente
o grupo a importância do envolvimento de
cada um no projeto. E cada um tem papeis a desempenhar, gerando vantagens tanto para a educação, quanto
para os professores. Conte o exemplo das abelhas, sensibilizando os alunos a
ter este modelo para sucesso do projeto. Utilize os argumentos elaborados
para o projeto, como exemplifica La Fontaine, Teoria das Janelas Quebradas, o papel das aves necrófagas, o querer ser,
sem visualizar o ônus da missão professor, a necessária preparação constante,
a disposição para aprender sempre, para interagir com ao aprendiz, mesmo
quando o simples parecer um absurdo. A necessidade de fundamentar os pontos
de vistas, pensar complexamente, renovar as formas de pensar e de visualizar
as barreiras que se apresentam.
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40 min.
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Vantagens
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Comente
as vantagens para cada um citando os benefícios para a sociedade.
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10 min.
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FEEDBACK
para Melhorias do projeto
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Oportunize
aos aprendizes participar do tema.
Pergunte
ao grupo: Conseguiram visualizar/perceber as diferenças da situação atual e
da situação proposta?
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10 min.
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Partindo
da teoria para a prática
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Trabalhe com os alunos os
princípios da independência,
da imparcialidade, do conhecimento e capacitação,
da cortesia, da transparência, do
segredo profissional, da prudência, da diligência, da integridade
profissional e pessoal, da dignidade, da honra e do decoro.
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180 min.
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Trabalho prático
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Divida
os alunos em grupo e solicite que cada grupo trabalhe um princípio.
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25 min.
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Apresentação
do Grupo
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Cada
grupo deverá discorrer sobre os princípios na sociedade atual, podendo
pesquisar a etimologia dos termos.
O
objetivo é que os participantes dominem o que significa cada princípio.
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240min.
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Ação
corretiva do professor
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Após a
exposição dos grupos o professor retoma a temática e aprofunda os
conhecimentos sobre princípios. Promove um debate de convencimento ou
renovação do princípio, introduzindo outra principio para construir código.
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20 min.
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Trabalho em grupo
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Dividir
os alunos em grupo e solicitar a construção de clausulas, abaixo de cada
principio, anteriormente trabalho e cada grupo deve trabalhar uma clausula de
disposições finais. Dê exemplos.
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240 min.
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Apresentação dos grupos
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Os
grupos apresentam as clausulas formuladas e respondem perguntas de outros
grupos, definindo a redação final, sempre com intervenção do professor.
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240 min.
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Ação de
verificação do professor
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O professor avalia o trabalho dos grupos e
promove um debate entre todos sobre o código construído.
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20 min.
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Resultados
esperados
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O professor após a construção do código
pergunta aos alunos se ele irá aderir ao código que acabara de construir.
Aguarda a resposta dos alunos, questiona os prós e contra na perspectiva do
aluno. Observe se o aluno considera válido a formulação de um código de
conduta ou não. Expõe aos alunos os resultados esperados, que é transparência
e minimizar conflitos, a partir do código de condutas estabelecido, que
delimita atuação dos educadores e registra para a sociedade o que esperar do
profissional e permite um forma concreta de avaliação do profissional.
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30 min.
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Sistemática de
verificação
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O professor registra a favorabilidade ou
não do tema e argumenta os benefícios se a desfavorabilidade for acentuada
pelo não entendimento do aluno. Reforce a necessidade de fundamentar o ponto
de vista.
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20 min.
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Reflexão
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Enfoque que devemos aprender a desaprender
para reaprendermos.
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20 min.
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Encerramento
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Educai
as crianças e não será preciso punir os homens.
( Pitágoras – cerca de 500 a.C ).
Leia a frase e conduza os alunos a
refletirem sobre educar crianças ou levar adultos, não educados, ao cárcere?
Encerre o tema e agradeça a todos, desejando-lhes
sucesso na propagação das condutas trabalhadas.
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28 min.
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Este documento faz parte
do trabalho da disciplina Didática – Curso de Docência do Ensino Superior.
UNIP – 2014.
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